Um dos desafios para o
ensino da matemática diz respeito à falta de motivação do aluno para aprender
esses conceitos. Quem nunca se deparou com situações em que alunos questionam
incansavelmente “Professor, por que vou aprender isso? Onde vou aplicar esse
tanto de número?” ou afirmam “Professor, não vou aprender isso que você está
ensinando, não vai servir para nada na minha vida”?
Não se deve esperar que
os alunos possuam a maturidade e a mentalidade para compreender o quão
aplicáveis são os conceitos matemáticos, mas muitos desses conceitos podem ser
contextualizados para a realidade desses estudantes e, assim, podem contribuir
para a motivação e para o amadurecimento na matemática desses alunos.
Entretanto, deve partir do professor a postura de buscar contextualizar os
conceitos para a realidade na qual o aluno está inserido.
Para isso, os
professores devem compreender quais são essas realidades e levar em conta as
situações que os alunos vivenciam fora do ambiente escolar, afinal as
atividades que as crianças/adolescentes fazem mudam constantemente. Sendo
assim, o professor não pode julgar que o seu aluno esteja inserido no mesmo
contexto da sua própria adolescência.
Para que se evitem tais
questionamentos quanto à aplicabilidade dos conceitos matemáticos, busque
relacionar os conceitos com o contexto social-econômico do aluno, com esportes,
informática, relacionamento amoroso, ou seja, aplique a matemática no dia a
dia.
É uma tarefa difícil
conhecer seus alunos tão bem a ponto de conseguir elaborar tais
contextualizações de forma que a maior parte dos alunos compreenda o conteúdo.
Para isso é necessário proporcionar espaço para que o aluno exponha aquilo que
não se pode perceber apenas em sala de aula, ou seja, é preciso que o professor
elabore questionários, ou aulas de debate sobre a realidade dos jovens do
século XXI, para que esses alunos exponham suas concepções e convicções.
Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/contextualizando-matematica-prol-motivacao-para-aprendizagem.htm,
acesso em: 24/02/2014 às 14h43
Nenhum comentário:
Postar um comentário